Gente só pra ficar no ar: é muito loca essa capa!
Eu precisava trazer essa série de resenhas aqui no blog! Amei essa história e recomendo a todos os leitores da língua inglêsa!
Order of Vespers, ou melhor, A Ordem dos Vespers, publicado em final de Maio de 2016, é o primeiro livro da série Vesper’s Chronicles (As Crônicas dos Vespers – derr) e até agora acho que é o melhor dos 3, (ainda estou na metade do terceiro livro) com a média de 4.6 estrelas na Amazon (eu não to brincando que esse livro é bom). Não que os outros não sejam. Mas o primeiro sempre é mais emocionante! Vou explicar a vocês jájá!
A autora dessa sequência se chama Elyse Reyes, mas o pen name dela (nome de profissão) é Matilda Reyes. E ela é muito doida!!! hahaha (num bom sentido) é que pra imaginar o que ela imagina, pra tentar pensar o que será que passa na cacholinha dela, meu, só doido. Deve ser por isso que gosto tanto!
Quero deixar em aberto uma possível entrevista com ela. Possívelmente para o início do ano que vem (quem sabe?) ou talvez quando ela for lançar o quarto livro da série (que espero que seja logo, por que já estou terminando o último).
A publicação é independente e infelizmente só tem em inglês. Ofereci a ela para traduzir o livro, ela não quiz. Mas vou oferecer de novo (sou chata mesmo), acredito que os leitores brasileiros precisam dessa história para suas vidas (olha o drama).
Se você já gostou dos meus comentários acima e se interesou no livro (lembrando que ele é em inglês), clique aqui para comprar (Se tiverem qualquer problema com o link me mandem um oi para eu poder resolver).
Vamos parar de puchar o saco e começar a falar do enredo.
A história tem como personagem principal essa linda garota Jasper Andrews. Uma adolescente qualquer, só que não.
Pra começar ela tem uma dupla personalidade e ela tem o poder de explodir as coisas do nada. Só que ela não consegue controlar esse poder dela. E pra ajudar sua falta de controle, ela é esquentadinha a tornando mais instável.
Deus e o Diabo resolveram sair de férias, deixando a terra sem qualquer tipo de suporte ou suprvisão. Il Separatio, o Deus da Neutralidade, tenta restaurar a paz na terra através da intervenção de seus filhos: a ordem dos Vespers.
A missão dessa ordem é manter o equilibrio entre o bem e o mal de uma forma que nenhuma facção se torne mais forte do que a outra. E acreditam que Jasper seja a chave para desvendar os poderes do próprio deus da neutralidade.
É aí onde entra Jasper. Depois de se expor com uma explosão inconsiente em sua escola e chamar a atenção de um grupo com interesse em suas habilidades secretas, sua familia é morta deixando Jasper como a única suspeita.
Ela foge da polícia rumo a Nova York, com intenções de vingança, mas entre ser procurada pela polícia e começar a manifestar as habilidades de seus falecidos irmãos, ficou difícil em traçar um plano.
A Ordem de Vespers, vendo tudo isso, resolve sequestrá-la e mantê-la em sua proteção, uma por ser muito perigosa e outra, importante para ficar aí à solta.
Ela ganha confiança da ordem e se apega a alguns membros do Círculo, e se vê entre a dura escolha entre vingança, proteger a sua nova família na ordem e a própria humanidade.
Uffa!! Parei de falar!
Alguns dos personagens de interesse na história são Jude o “irmão mais velho” de Jasper (eles são gêmeos), e os integrantes do círculo: Jordan, Mikael, Cecilia, Dakarai e Danny.
A linha do tempo é linear do começo ao fim. Não tem nem flashbacks, e acho que nem precisava ter. E o ponto de vista é em primeira pessoa imediata. (para saber mais sobre pontos de vista em primeira pessoa clique aqui)
Pontos Fortes
Gosto de histórias que começam caóticos então essa daqui já me ganhou desde a primeira frase. Agora todos, TODOS os personagens são ótimos. Cada um tem sua personalidade própria, uma mania, um poder diferente e que completam um ao outro.
Achei legal a forma como a autora relata a relação entre Jasper e Jordan. O amor e carinho um pelo outro juntando com a cabeça dura dos dois, mais o fato de que nenhum quer realmente demonstrar o que sente um pelo outro assim de forma aberta.
A autora fez uma progressão de história incrível onde um fato levava a uma reação que levava a outra de uma forma harmônica. Não encontrei nenhum furo de enredo. Tudo bem casado e pontos bem resolvidos.
Amei a dupla-personalidade da Jasper, vou chamá-la de Jas, (bem pessoal mesmo), e a forma como elas interagem entre si.
Pontos Fracos
Ai gente, juro que tentei procurar algum… Não achei nada além de uns errinhos minúsculos de digitação.
Ah é: NÃO TEM EM PORTUGUÊS!!! Muito chato isso. Vocês vão ter que aprender a ler em inglês.
Público-alvo
O público-alvo visa a jovens, jovens adultos e acredito ser até apropriado para adolescentes (caso gostem do tipo de trama) por não ter nenhuma cena sensual e sexual.
Observação Final
Em fim, a história está bem destribuída com começo, meio e fim. Você sabe qual é o climax da história, sabe quem é o protagonista. E outra coisa legal é que o problema lançado no começo do livro é resolvido dentro do primeiro livro, os ganchos para os outros livros são desenrolados de forma agradável e sem sobrepor ao principal.
Acabei dando mais pontos fortes!! Hahaha
Em um todo, vale a pena ler sim, se você gosta de aventura, poderes mágicos, uma pitada de românce e gosta de personagens jovens como o centro da história, recomendadíssimo!
Mês que vem postarei a resenha do livro II: O Circulo (original: The Circle)
Semana que vem!
Vamos falar de pontos de vista em Terceira pessoa!!
Vai ser bem legal! Muita informação a caminho de vocês!
Um comentário em “Resenha de Order of Vespers”