Propósito de um Rascunho!

A sensação de escrever FIM é uma sensação maravilhosa. Você completou uma etapa. Agora é só publicar.

Errrrrrouuuu.

Esse primeiro FIM foi apenas um de várias revisões que virão.

E revisar seu manuscrito de forma eficiente ajuda em acelerar o processo de publicação, mostra profissionalismo e ajuda também a economizar na edição final.

Dê um propósito para cada vez que você editar seu livro.

As vezes eu leio o mesmo texto cinco vezes antes de manda pra a edição final. Cada vez que eu leio faço as mudanças conforme o propósito estabelecido antes.

Tempo

Comece com algo básico mas muito importante para a compreensão geral do seu manuscrito: o tempo.

Você está escrevendo no presente ou passado? Certifique-se que todos os verbos dentro da sua obra concordam com o que você estabeleceu no começo.

Se você escreve no presente, os acontecimentos da sua história se apresentam com uma certa urgência de forma que seu leitor acompanha os acontecimentos juntos com os personagens. O leitor se sente o personagem e age.

Se no passado, infere uma história que tem um fim e o leitor acompanha os personagens e a história na forma que ele conta os acontecimentos passados. O leitor vê o personagem agindo.

Pense no propósito com que você gostaria de fazer seus fas sentirem ao ler sua obra.

Desenvolvimento dos Personagens

Após acertar o tempo em que você escreveu, outra coisa para alinhar é o desenvolvimento de cada personagem. Quantos personagens você têm no seu livro? Tente focar em um personagem por vez na hora de revisá-lo, se for fácil.

Cada um de nós somos differentes e temos que tomar cuidado para não misturarmos os nossos personagem.

Preste atenção em como cada um fala, trejeitos, fisionomia…

Acho que esse talvez seja o mais dificil e longo para editar.

Diálogos

Depois de editar cada um dos personagens, preste atenção na forma como todos se comunicam em um todo.

Diálogos em um livro tem um papel fundamental: providenciar informações Importantes.

Veja se seus diálogos são interessantes e se eles não forem revelantes para o enredo, joga fora. Conversas como: “A: você ta bem? B: sim, e você? A: to bem também.” Ou sobre o que o personagem comeu ontem… se foi no banheiro fazer numero 1 ou 2.

É no diálogo onde expomos informações que vão auxiliar o enredo ir para frente.

SE NÃO É RELEVANTE PARA O ENREDO, é porque não é interessante para o leitor saber.

A SUA VOZ

Estamos quase no fim.

Depois de todo esse trabalho, edite sua voz. A narração. O que costura tudo junto na obra é sua voz. A forma com que você conta a historia.

Cada fase da história exige uma velocidade de narração diferente. No começo da sua história você quer manter uma voz mais descritiva. No meio, já pegamos o passo um pouco com mais ação e desavensas que levam para um apse e um desfeixo, uma conclusão onde a narração e mais lenta mas não tanto como no começo por que não teremos os elementos de descrição e apresentação de personagens .

Você não quer correr na narração no início do seu livro ou você podera perder elementos essenciais para o leitor entender quem é quem e onde é qual lugar.

Preste atenção se você escreve em primeira pessoa, segunda (que é raro) ou terceira pessoa. Estude suas diferencas. Tenho uns posts a respeito de cada um aqui, aqui e aqui.

Finalize

Termine cada rascunho e faça todas as mudanças desejadas. Finalize com a edição de um profissional.

Nada melhor do que um par de olhos frescos na sua obra.

Você já fez o grosso mas é importante e profissional completar uma edição final. Essa é a fase onde você poderá se preocupar com capa, contra capa, dedicação e talls para a finalização do seu manuscrito e preparar a publicação.

Claro que você pode fazer todas essas modificações de uma vez só. Mas se você não tem muita experiência, fazendo um pouco mais devagar vai te dar mais tempo para aprimorar suas habilidades de editor.

Esta a procura?

Se você esta buscando um editor para essa revisão final, poderei ajudar com isso! Entre em contato comigo e receba uma cotação rapidinho!

Beijos a todos, ate a proxima!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s