4 Pontos Para Uma Vóz Consistente Para Seu Personagem

Olá escritores!

Quero começar o post de hoje com uma pergunta boba, mas fundamental para a criação de um personagem:

O que é vóz para um personagem?

É a porta da imaginação do seu leitor. É pelo tom, estilo e tipo de narração que definimos uma vóz para um personagem, mas podemos também diferencia-lo atravez da forma como os outro personagens o vêem.

Por que é tão importante manter uma vóz consistente durante sua história?

A vóz do personagem é o que traz vida às acoes da história (quando a enfase esta no personagem) e o leitor se identifica com o personagem, fazendo-o querer saber mais sobre ele e o que vai acontecer.

Olhe essas seis dicas para te ajudar a manter um personagem consistente:

1. Crie um passado para o seu personagem

Todos nós somos definidos pelas nossas experiências passadas, seus personagens não são diferentes. Você deve entendê-lo no contexto de seu passado.

O que tornou-o amargo? Ou otimista?

Como escritor é seu dever conhecer o passado de seu personagem, mesmo que você não divida isso com seu leitor.

Um passado clarifica as ações do personagem para o leitor. Fazendo-o entender a razão de suas atitudes. Use o passado de seu personagem como motivador para suas ações.

Exercício: crie um diário para seu personagem com uma história de seu passado e depois como esse age nos seus dias atuais.

Exemplo: No It, de Stephen King, a história vai e volta do presenta para o passado de cada personagem contando como eram quando criança e como se sairam como adultos. Por exemplo, Bill, o que perdeu o irmão quando pequeno, era gago, mas cresceu para ser um ótimo escritor, roteirista de filmes famosos e palestrante.

2. Faça um estudo de personagem

Um estudo de personagem ajudar leitores a entender sua história melhor e também ajuda o escritor a entender seus próprios personagens.

Começe escrevendo coisas básicas como: o que gosta de comer, ou vestir, para depois entrar em detalhes de como agiria em um momento de tensão, ou de alegria. Ou se preferir, entreviste seu personagem como se ele fosse de verdade verdadeira. (tenho mais detalhes sobre que tipo de informações você precisará saber a respeito de seu persoangem aqui nesse link)

Descreva como ele faz coisas básicas como, por exemplo, quando um personagem entra em sua casa e tranca a porta  5 vezes para ter certeza de que esta fechada. Você não precisa dizer que ela tem TOC, as ações do personagem definem sua vóz para o leitor.

Seu personagem é atento a detalhes, destraido, otimista, pessimista?

Exercício: Crie pequenos trexos com seu personagem dentro de uma situação, da sua escolha, com o intuito de descrevê-lo naquele momento sem necessariamente dizer como se sentem.

Exemplo: Ele congelou ao ver meu olhar semicerrado em sua direção. Ele não teria salvação, assim como meu vaso quebrado no chão não teve.

Não precisei dizer que o  personagem estava bravo. Só o fato de semicerrar o olhar é uma indicação deste.

3. Explore o lado cinza do seu personagem

Nenhum personagem é totalmente bom, ou ruim. resista a tentação de pintar seus personagens como santos ou demônios.

Afinal, até um vilão é o herói dentro de sua própria história.

Deixe de olhar seu personagem como só preto ou branco e mais na área do cinza, para mostrar mais autenticidade.

Exercício: Defina o que faz seu personagem o herói de sua pórpria história. Lembre=se de que o antagonista e o protagonista devem ser heróis de sentidos opostos um ao outro.

4. Crie diálogos autênticos

Marque um dia para ir a um restaurante sozinho e observe como as pessoas falam: os trejeitos, as girias, os sotaques, como as pessoas falam de si e dos outros, como usam vícios de linguagens como “tipo” ou “né”, ou até como mudam de um assunto para outro rapidamente.

Apesar de querermos criar diálogos mais reais possíveis, é impossível usar a forma falada na escrita. Não precisamos replicar nos diálogos o que ouvimos na vida real, mas sim precisamos criar uma impressão do personagem.

Use essas dicas para mostrar a vóz do seu personagem num diálogo:

  •  Seja criativo com a forma como a sua vóz soa. Será um sotaque? Ou falar errado? (como no caso do Cebolinha). Mas tome cuidado para não exagerar, por que seu diálogo pode estar denunciando um esteriótipo, e isso devemos evitar.
  • Use o passado do personagem. O que pode ser usado para adicionar mais charme no diálogo do seu personagem.
  • Seja criativo em descrever como sua vóz soa. Será uma voz suave, grossa, amedrontada?
  • Separe a vóz do personagem da sua vóz narrativa. A forma como escrevemos, quer seja analítico, descritivo, diréto ao ponto, deve ser separada da vóz do personagem, permitindo que este seja único dentro de sua narração.

Exercício: Pratique o rítimo de um diálogo. Sente num restourante, ou até mesmo dentro do ônibus. ou onde quer que você esteja e escreva trechos de diálogos que você ouvir. Após isso, leia-os em vóz alta para ver como sua escrita soa.  

Exerício Final

Escreva um texto sobre uma tarefa (como seguindo uma receita, por exemplo) feita por um profissional (um cozinheiro). Depois disso, escreva um outro texto mudando de personagem principal, para uma senhora dona de casa, por exemplo. Descreva a tarefa da forma que ela o faria. Note a diferença entre os dois (ou mais, se você quiser realmente praticar), o que os torna únicos?

Espero que essas dicas, e exercícios ajudem a seu personagem brilhar dentro de sua história! Acredito que a prática faz perfeição!

Por hoje é só!

Até semana que vem!

Escreva Feliz!

Semana que vem!

jeshoots-com-462287-unsplash

Temos resenha nova: The Circle! O segundo livro da série: Order of vespers!

Confira a resenha do primeiro livro aqui!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s