Dê um Myers Briggs ao seu Personagem. Parte III (Série diário do livro)

Olá Escritores!

Semana passada começamos a falar a respeito de aspectos para a criação de um personagem profundo.

Hoje vamos matar esse assunto com os dezeseis tipos de personalidades Myers Briggs, com exemplos.

Mas o que é Myers Briggs?

O MBTI foi uma ferramenta criada por Isabel Briggs Myers e sua mãe, consistindo em identificar os tipos psicológicos indicando aspectos de personalidade com o intuito de proporcionar o auto-conhecimento através dos pontos fortes e fracos de uma pessoa, a fim de trabalhar no desenvolvimento pessoal, profissional e individual de cada um.

A maioria das informações abaixo, foram retiradas deste site aqui. Eles também tem um teste de personalidade gratuito para os curiosos saberem qual é seu tipo de personalidade. (muito legal, eu fiz e foi bem efetivo – inclusive me ajudou a entender várias coisas doidadas que eu faço – kkk)

Agora que você já sabe o que é essa bagaça, sem mais delongas aqui estão os 16 tipos de personalidades:

(Se voce não teve oportunidade de ler quais são os tipos de aspectos usados na ferramenta, leia o artigo da semana passada aqui!)

ISTJ – Introvert Observing Thinking Judging (Introvertido Observador Pensativo Julgador) “O Cumpridor” ou “O Logístico”

Conhecidos como pessoas sérias, quietas, extremamente minuciosas, organizadas, responsáveis e confiáveis. Normalmente apoiam tradição e estabilidade. Trabalham intensamente para cumprir suas metas. São também conhecidos como pessoas a estabelecer regras e diretrizes, não improtando se para o bem ou mal. Detestam indecisão, preguiça, falta de honestidade e perdem a paciência rapidinho se a tarefa a fazer contém informações inconclusivas. Preferem a autonomia e autosuficiência ao confiar em algo ou alguem.

Relacionamento: Parceiros que dividem o aspecto Observant (S) são bem compatíveis AnthonyHopkinscom a personalidade ISTJ, que também tenham um ou dois aspectos opostos para criar um balance, como parceiros com aspectos Extraverted (Extrovertido) ou Prospecting (Prospectivo).

No trabalho: trabalhos como contadores, auditores, analistas de dados, gerentes financeiros, administradores de empresas e até médicos enquadram no perfil do ISTJ. Preferem trabalhar sozinhos, mas se trabalho em grupo for necessário, preferem que cada um do grupo tenha sua própria responsabilidade individual.

Pessoas como Denzel Washington, Anthony Hopkins, George Washington e George W. Bush são pessoas que se enquadram no perfil desta personalidade.

ISTP – Introvert Observant Thinking Prospecting (Introvertido Observador Pensativo Prospectivo) “O Mecanico” ou “Virtuoso”

Quietos e reservados e interessados em saber como e por que as coisas funcionam do jeito que funcionam. Tomam riscos, pois vivem do momento. São interesados ou praticam esportes radicais. É fácil entender o que querem. Fiéis a colegas de trabalho e ao seu próprio sistema de valores, mas não se preocupam tanto em respeitar leis e regras, se essas o atrapalharem a cumprir uma tarefa. Não são analíticos e se sobressaem em encontrar soluções práticas para problemas.

tom-cruiseRelacionamentos: Os melhores parceiros normalmente dividem o aspecto Observant (Observador), com um ou dois aspectos opostos como Extraverted (Extrovertido) or Judging (Julgador), para ajudar a explorar um mundo que involvem outras pessoas e outras expectativas. São pessoas frias e difíceis de se apegarem a alguém, mas por outro lado são cheios de paixão e espontaneidade. Se o parceiro der a ele o espaço de que ele precisa para ser ele mesmo, o ISTP pode até aceitar a estabilidade de uma vida em casal.

No trabalho: Com sua curiosidade de querer saber como as coisas funcionam e o fato de querer realizar tarefas com as próprias mãos, ISTPs formam ótimos mecânicos, engenheiros, designers gráficos e cientistas forenses.

Tom Cruise, Michael Jordan e os personagens Indiana Jones e James Bond se enquadram nesse perfil de personalidade.

ISFJ – Introverted Observant Feeling Judging (Introvertido Observador Sensitivo Julgador) “O cuidador” ou “Defensor”

Quietos, bondosos, conscientes, estáveis e práticos. Você pode depender dele para horas difíceis. Normalmente colocam a necessidade dos outros acima de suas próprias necessidades. Dão valor a segurança e tradição. Tem um senso de espaço e função bem desenvolvidos. Perseptivos aos sentimentos dos outros. Sempre interessados em servir.

beyonceRelacionamento: São pessoas tímidas e com uma barreira sentimental que encobrem sentimentos imensos. ISFJ precisa de alguem que o forçe a relaxar e se importar com seu próprio bem estar, a se preocupar menos e seguir com o fluxo. Um bom parceiro é aquele que divide o aspecto Observant (Observador), com um ou dois outros aspectos opostos para assegurar que os dois tenham espaço para crescer, se desenvolver e ajudar um ao outro até que a morte os separe.

No trabalho: Como ISFJ estão sempre as ordens, carreiras que os atraem são de enfermeiros, professores de ensino fundamental, trabalhadores sociais e religiosos. As vezes, o desejo de ajudar a outros é tão grande que é comum encontrar ISFJs voluntariando e ajudando em abrigos comunitários, destribuição de comida e em escolas.

Valle Barry, Rainha Elizabeth, Beyoncé, Van Diesel são exemplos de pessoas com este tipo de personalidade.

ISFP Introverted Observant Feeling Prospecting (Introvertido Observador Sensitivo Prospectivo) “O artista” ou “Aventureiro”

Quietas, sensíveis, fiéis, leais e bondosos. Não gostam de conflitos, e não gostam de fazer coisas que geram conflitos. Tem os sentidos extremamente bem desenvolvidos e apreciam estética. Não estão interessados em liderar ou controlar outros. São flexíveis e mente aberta. Preferem ser originais e criativos. Gostam de aproveitar o presente momento.

michael jacksonRelacionamento: bem emotivos, porém preferem ouvir o próximo do que expor essa emoção. Não são bons estrategistas, então deixam lógica e estratégia com o parceiro. Adoram surpreender seus parceiros de forma divertida. Não gostam de ser forçados a fazer nada e exigir um relacionamento longo dele pode assustá-lo.

No trabalho: Sucesso, poder, estrutura e segurança estão fora do dicionário de um ISFP quando se trata de trabalho. Eles preferem ter liberdade criativa e expresar-se através da arte. São ótimos atletas, freelancers e consultantes.

Kevin Costner, Avril Lavigne, Mihael Jackson, Britney Spears, Lana Del Rey são algumas pessoas que podemos chamar de personalidade artística. (Que coisa, não?)

INFJ – Introverted Intuitive Feeling Judging (Introvertido Intuitivo Sensitivo Julgador) “O Protetor”

Também são quietos (todos com o aspecto introvertido geralmente são), originais, e sensíveis. Tendem a fixar em uma tarefa até que ela seja cumprida. Intuitivos com relação a outras pessoas e seus sentimentos. Tem um sistema de valores dos quais seguefoto___madre_teresa cegamente. Respeitados por sua perseverança em tomar a atitude correta. Individualistas. Não lideram, nem tendem a segir nunguém.

Relacionamento: levam o processo de encontrar a sua outra metade bem a sério, buscando um sentido profundo dentro de um relacionamento. Perfeccionistas e exigentes podem esgotar a paciência de qualquer parceiro. INFJ não tem medo de demonstrar seu amor.

No trabalho: profissões com concelheiros, psicologos, médicos, guias espirituais são posições atraentes.

Martin Luther King, Nelson Miranda, Madre Teressa, Alanis Morissette, Morgan Freeman se enquadram nesse tipo de personalidade.

INFP – Introverted Intuitive Feeling Prospecting (Introvertido Intuitivo Sensitivo Prospectivo)“O idealista” ou “Mediador”

Quietos, refletivos e idealistas. Interessados em servir a humanidade. Sistema de valores bem desenvolvido e na qual não tem problemas em seguir. Extremamente fiél. Só se Tolkienadapta caso algum de seus valores é ameaçado. Normalmente são escritores talentosos. Uma mente rápida e aberta para ver possibilidades. Interesados em entender e ajudar pessoas.

Relacionamento: INFP são idealistas em busca do par perfeito (meeeesmo), e isso é algo que ninguém nunca vai achar (né?), então os INFP tem que reconhecer de que ninguém e perfeito para conseguir se relacionar bem. Tem aversão a conflito, mas fazem de tudo para serem o parceiro perfeito.

No trabalho: é dificil (mais do que qualquer outro tipo de personalidade), para o INFP encontrar uma carreira que o satisfaça. Sonham em se tornar escritores. Posições como bloggueiros, línguas e expressão escrita podem satisfazer (um pouco).

William Shakespier, J.R.R. Tolkien, Jonny Depp, Julia Roberts são pessoas que se enquadram nesse tipo de personalidade.

INTJ – Introverted Intuitive Thinking Judging (Introvertido Intuitivo Pensativo Julgador) “O cientista” ou “Arquiteto”

Independente, original, analítico e determinado. Tem uma habilidade exepcional de transformar teorias em planos de ações sólidos. Valoriza o conhecimento, competência e estrutura. Anseiam dar um propósito para suas visões. Pensam a longo prazo. Estabelecem padrões altos para seu próprio desempenho e também para os dos outros. Arnold Schwarzenegger out and about, London, UK - 07 Dec 2017Líder nato, mas se tiverem confiança em um líder, o seguem também.

Relacionamento: INTJs gostam de indentificar parceiros potenciais que se enquadram de certa forma em sua lista de pre-determinações, divide o processo de namoro em etapas onde cada encontro e alcançado alguma meta para depois poder ser executado seu plano com uma visão e presisão clínica, que é a de um relacionamento de longo termo. O parceiro tem que dividir o mesmo aspecto intuitivo (N), pois esse aspecto traz o senso mútuo de pertencer e ser pertencido.

No trabalho: INTJs preferem posições onde trabalham sozinhos, como mecânicos, engenheiros de softwares, advogados e consultantes.

Christopher Nolan, Elon Musk, Arnold Schwarzenegger, Vladimir Putin, Michelle Obama se enquadram nesse perfil de personalidade.

INTP Introverted Intuitive Thinking Prospecting (Introvertido Intuitivo Pensativo Prospectivo)“O pensador” ou “O lógico”

Lógico, original e pensadores creativos. Se animam com teorias e idéias. São excepcionais em transformar teorias complexas em algo fácil de se entender. Valorizam o conhecimento, competência e lógica. Quietos e reservados, difícil de se conhecer bem. Individualistas, não tem interesse nem em liderar e nem seguir um lider.

einsteinRelacionamento: INTPs adoram dividir seus pensamentos com outros e quando finalmente encontram alguém para ter penamentos românticos apropriados à ocasião, tornam-se animados, entusiasmado e até brincalhões, usando jogos de palavras e jogos intelectuais como flerte. 

No trabalho: Matemática, analistas de sistemas, e carreiras em ciências, especialmente em áreas como Física são posições onde um INTP se enquadra bem. Existem muitas outras carreias que permitem ISTPs a explorar seus interesses, mas muitos deles estão fundamentadas na prática de aplicações que não os interessam.

Exemplos: Bill Gates, Ellen Page, Albert Einstein, Isaac Newton são exemplos que se enquadram nesse tipo de perfil.

ESTP – Extraverted Observant Thinking Prospecting (Extrovertido Observador Pensativo Prospectivo) “O cumpridor” ou “Empreendedor”

Amigável, adaptável, orientado com ações. São os que fazem as coisas acontecerem e focados em resultados imediatos. Vivendo no aqui e agora, tomam riscos, pois são adeptos a um estilo de vida acelerado. Impacientes com explicações longas. Extremamente fiéis aos colegas de trabalho, mas normalmente não respeita regras e leis que interrompem-o de concluir o que querem. Exelente habilidades para lidar com pessoas.

Relacionamento: querem viver o aqui e agora, deixando de lado coisas como eddie murffyplanejamentos para “o grande dia”. São parceiros que adoram entreter o outro com vários tipos de atividades emocionantes que são pra lá de entusiásticas. Detestam se sentir entediados. Buscam realizar os desejos do outro na cama (ui), porém separam o sexo da conecção emocional e espiritual, o que pode ser um problema para o seu parceiro entender, se os dois não estiverem na mesma página.

No trabalho: quando se trata de uma carreira “ação” é a palavra chave. Essa inteligência social, combinados com a coragem natural e habilidades de improviso de um ESTP, faz com que áreas de vendas, negociações de empresa, marketing, e até atuar – qualquer ambiente tenso e competitivo – ótimas posições para eles.

Exemplos: Eddie Murphy, Madonna, Bruce Willis, Michael J. Fox se enquadram nessa personalidade.

ESTJ Extraverted Observant Thinking Judging (Extrovertido Observador Pensativo Julgador) “O guardião” ou “Executivo”

Prático, adeptos a tradição, e organizados. É provavel de serem atléticos. Não são interesados em teorias e coisas abstratas a não ser que vejam uma aplicação prática. Tem uma visão clara de como as coisas tem que ser. Fiél e trabalhador. Gosta de estar no comando. Capacidade exepcional de organizar e coordenar atividades. “Bom cidadão” Frank_Sinatraque valoriza uma vida segura e pacífica.

Relacionamento: Pelo fato de valorizarem honestidade e serem simples e diretos, pessoas que carregam a personalidade ESTJ são pessoas a serem claras a respeito delas mesmas, o que gostam e suas metas desde o começo de um relacionamento e mantém seus idéais até o final, tornando-os parceiros estáveis para um relacionamento a longo prazo. São pessoas com princípios fortes e autoconfiança e usam essas qualidades para protejer seu parceiro com uma consistência adimirável.

No trabalho: Esse tipo de personalidade quase sempre acabam em trabalhos onde tem a oportunidade de exercer sua afinidade por organização e estrutura. Aplicação da lei, serviços militares, hospitais e firmas de legalizações importantes conseguem reconhecer os longos anos de serviço de um ESTJ.

Sonia Sotomayer, John D. Rockefeller, Frank Sinatra, James Monroe se enquadram nesse perfil de personalidade.

ESFP – Extraverted Observant Feeling Prospecting  (Extrovertido Observador Sensitivo Prospectivo) “O artista”

Super social e ama diversão, tornam tudo ao seu redor mais divertido para os outros. Vivendo o momento, amam novas experiências. Não gostam de teorias e análises impessoais. Interessados em servir ao próximo. Adora se sentir o centro da atenção em situações sociais. Senso comum bem desenvolvido e prático.

Relacionamento: ESFPs são sociais, parceiros divertidos, com espirito livre que vivem o marilyn-monroemomento e espremem animação até a última gota de tudo que fazem. Claro que, quando a animação acaba, é pra sempre. ESFP reavaliam sua situação e compromissos constantemente, negligenciando a dedicação e o amor de antes. Altamente sensíveis, ESFP respondem muito mau a sugestões de fora de como eles devem gerenciar seus relacionamentos amorosos.

No trabalho: ESFPs tem uma qualidade única que os fazem exepcionais em algumas carreiras e miseráveis em outras: eles espelham a emoção a sua volta. Essa personalidade são artistas natos, planejadores de eventos, representante de vendas, planejadores de viagens e guias turísticos. São brilhantes em carreiras médicas, especialmente em emergência, paramédicos, e enfermeiros. São super criativos e conseguem construir uma carreira gratificante em áreas da música, moda, fotografia e design de interiores.

Exemplos: Adele, Marlilyn Monroe, Jamie Foxx, Miley Cyrus são pessoas com esse tipo de personalidade.

ESFJ – Extraverted Observant Feeling Judging (Extrovertido Observador Sensitivo Julgador) “O cuidador”

Caloroso, popular, e consiênte. Tende a colocar a necessidade dos outros na frente de suas próprias necessidades. Tem um senso forte de responsabilidade e dever. Valorisa tradições e segurança. Interessado em servir o próximo. Precisam de um reforço positivo para se sentirem bem consigo mesmo. Senso bem aprimorado de espaço e função.

Jennifer_LopezRelacionamento: Leva cada estágio do relacionamento seriamente. Saber que são amados e respeitados tem um impacto muito grande no humor e autoestima de um ESFJ. Se ao invés do suporte que precisam, ouvirem críticas, um ESFJ pode se sentir extremamente ferido (emocionalmente). Detestam conflitos e críticas, o que faz ser difícil tratar de assuntos problemáticos. Tendem a ser extremamente carentes, comprometendo seus próprios valores e princípios em troca da aprovação do parceiro, levando a um relacionamento emocionalmente abusivo.

No trabalho: Carreiras como adiministradores e contadores pessoais possibilita a um ESFJ a organizar não só o ambiente, mas também, as pessoas. o exelentes provedores na área médica e social. Ensinar é outra opção boa. Trabalho religioso e a área de aconcelhamento são particularmente recompensador.

Bill Clinton, Taylor Swift, Danny Glover, Jennifer Lopez se enquadram aqui.

ENFP – Extraverted Intuitive Feeling Prospecting (Extrovertido Intuitivo Sensitivo Prospectivo) “O Inspirador” ou “Acompanhador”

Entusiástico, idealista e criativo. Capaz de fazer qualquer coisa que os interessa. Ótimas habilidades com pessoas. Desejam viver suas vidas de acordo com seus valores internos. Animados por idéias novas, mas se entedia com detalhes. Mente aberta e flexível, com uma vasta variedade de interesses e habilidades.

Relacionamento: ENFPs levam seu relacionamento amoroso a sério, e são conhecidos por MichaelScottsua devoção imutável e desinibida às pessoas das quais comprometeram seus corações. Relacionamentos a longa distância são bem comuns para um ENFP que vê a distância física como somente outra idéia, dando-os uma chance de provar seu comprometimento, seja por permanecendo verdadeiro apesar da distância ou demonstrando esforço em passar por sima da distância surpreendendo seus parceiros. Sua expontaneidade traz a dificuldade de manter-se focado na meta de relacionamento a longo prazo, o que, se o parceiro não conseguir entender, pode se tornar um obstáculo.

No trabalho: Engenharia, análise de sistemas e a área de ciências, da a um ENFP a habilidade de combinar rede e estilo de comunicação da sua audiência, fazendo o explorar novos desafios por conta própria. ENFP pode ter uma carreira sólida em área de humanas, psicologia, aconcelhamento, política, diplomacia e trabalho de detetive. Todas essas áreas de trabalho tem algo em comum: desenvolvimento constante.

Robert Downey Jr., Will Smith, Robin Williams, Quentin Tarantino, Kelly Clarck e (meu favorito) Michael Scott da série “The Office” (se você gosta de umas boas risadas, é recomendadísimo) fazem parte desse perfil.

ENFJ – Extraverted Intuitive Feeling Judging (Extrovertido Intuitivo Sensitivo Julgador) ” O doador” ou “o protagonista” 

Uma pessoa popular e sensível, com imensa habilidade com pessoas. Focado,  com uma real preocupação com o que outros pensam e sentem. Não gostam de estar sozinhos. Vêem tudo pelo ângulo humano, e não gosta de análises impessoais. Muito eficiente para gerenciar problemas das pessoas, e liderando discuções de grupo. Interessado em servir e provavelmente coloca a necessidade do outro sob sua própria.

IMG-20181216-WA0065Relacionamento: ENFJ leva namoro e relacionamentos à sério, e escolhem parceiros com foco para a vida toda. ENFJ gostam de chacar o pulso do relacionamento perguntando como estão as coisas e se tem algo que eles podem fazer. Eles tem a tendência de evitar conflitos mesmo que sacrificando seus próprios princípios para manter a paz.

No trabalho: carreias altruístas como trabalhos sociais, religiosos, ensinar, aconcelhamento. São ótimos administradores, coordenadores de eventos e politicos natos.

Eu (kkk), Barak Obama, Oprah Winfrey, John Cusack, Ben Affleck, Demi Lovato, enquadram-se aqui.

ENTP – Extraverted Intuitive Thinking Prospecting (Extrovertido Intuitivo Pensativo Prospectivo) ” O Visionário” 

Criativo, com recursos variados, e rápido no pensar. Bom em várias coisas. Gosta de debater problemas, com tendência de se sentir superior à todos. São animados por projetos e idéias novos, mas negligencia aspectos de rotina da vida. Geralmente sinceros e asertivos. Gostam de companhia e fazem um papel estimulante. Exelente habilidade Tom-Hankspara entender conceitos e aplica lógica para encontrar soluções.

Relacionamento: Para pessoas com o tipo ENTP de personalidade crescimento é chave. Testam os limites de seus parceiros para o potencial de crescimento, empurrando limites e tradições, buscando mentes abertas e espontaneidade. Enquanto o vigor de um ENTP pode ser atrativo, ele também pode cansar os parceiros mais paciêntes.

No trabalho: Empreendedorismo, atuação e fotografia podem ser áreas de interesses. No entanto que o ENTP seja honesto consigo mesmo com respeito aos seus pontos fortes e fracos, eles podem se sobressair na maioria das carreias que precisam de uma nova linha de pensamento. São advogados, psicologos, analistas de sistemas e cientistas brilhantes.

Adam Savage, Mark Twain, Tom Hanks, Thomas Edison, Celine Dion se enquadram nesse perfil.

ENTJ – Extraverted Intuitive Thinking Judging (Extrovertido Intuitivo Pensativo Julgador) ” O Executivo”

Assertivo e sincero, são lideres natos. Excelente habilidade para entender problemas organizacionais difíceis e criar uma solução sólida. Inteligentes e bem informados, normalmente se sobressai com falar em publico. Valorizam conhecimento e competência, e tem pouca paciência para ineficiência ou desorganização.

stevejobsRelacionamento:  O tipo de personalidade ENTJ estão dentro de um relacionamento para ganhar, e tem prazer em assumir um papel de liderança no relacionamento desde o começo, assumindo uma responsabilidade pessoal de quão bem as coisas vão e trabalhando ativamente para asegurar uma experiência mutuamente gratificante. ENTJ mantém foco em relancionamentos para o longo prazo, e se eles determinam que o relacionamento não vai a lugar nenhum, eles cortam o relacionamento e movem para outro deixando o parceiro com um termino abrupto da atenção que costumava receber.

No trabalho: Nenhum outro tipo de personalidade é tão preparado e respeitado para liderar uma organização ou time como um ENTJ, e nenhum outro tipo de personalidade gosta tanto de liderar como ele. Tornando-o um exelente estrategista corporativo, e sua objetividade e clareza no pensar os tornam advogados e juizes respeitáveis.

Steve Jobs, Harrison Ford, Jim Carry, Franklin D. Roosevels se enquadram aqui.

 

São Só Dezeseis

Mas muita informação, que enriquece o personagem e muito. Se quiser saber mais a respeito dos tipos de personalidades, visite esse site. Eles tem páginas e páginas descrevendo cada uma delas e um teste gratuito também (para aqueles em busca de sua própria personalidade)

Semana que Vem!

jeshoots-com-462287-unsplash

Vamos comecar a falar sobre lugares. Como dar vida aos seus cenários e como criar uma descrição nota 1000!

Até a próxima e escreva feliz!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s