Criando um Personagem Profundo. Parte II (Série diário do livro)

rawpixel-760030-unsplash.jpgBom dia, boa tarde, boa noite a todos!

Hoje, o assunto é: personalidade!

Nós como pessoas únicas interagimos com o mundo ao nosso redor de forma única. Nossos personagens tem que agir da mesma forma, conectando assim, o mundo fictício com a realidade do leitor.

Segue abaixo alguns pontos a considerar para criar um personagem forte, além do que já conversamos no post passado (Se você não teve a oportunidade de ler o post passado clique aqui!):

  • Desenvolva hábitos fortes. Para criar um personagem forte, considere adicionar um hábito pessoal que conecte com seu leitor. Roer unha, escrever em um diário, falar sozinho, uma frase que sempre usa.
  • Crie princípios e valores. Considere uma voz para seu personagem que inspire outros e que conecte com o grupo de leitores que escolher. Por exemplo um personagem que nao come produtos animais (vegano), ou até princípios como sexo antes do casamento.
  • Desenvolva uma atitude positiva. Todo personagem tem dois lados de uma moeda: pesimismo e otimismo; mas mesmo pendendo para um dos lados, crie personagens que, no fundo, lá dentro, só querem ser felizes, seja fazendo o bem ou o mal.
  • Desenvolva em cada pesonagem um conjunto de metas de longo e curto prazo. Simples, né? O que seu peronagem quer agora, semana que vem e daqui a um ano (ou dez)?
  • Incite paixão e excelência em todas as tarefas que ele realizar. E faça disso um hábito. Ou, pelo menos, que o personagem tenha como meta incorporar como hábito. Um desejo de ser melhor no que faz, ser melhor para o mundo, seja para o bem ou mal. Um exemplo recente é Thanos, o vilão em Avengers infinity war, que mostrou perfeição em destruir metade da existência no universo. Não só isso, mas ele tinha uma razão para fazer tudo aquilo, ele acreditava em ser o salvador do universo apesar do alto preço.
  • Faça seu personagem aproveitar a vida dele ao máximo. Permita que ele ria, grite, chore, doa a quem doer, que ele seja genuinamente feliz. Descubra o que faz seu personagem feliz: é conquistar o mundo? ou, meter o nariz nos livros? ou, como pretende fazer com que seu personagem desfrute de uma vida na mentira?
  • Crie um peronagem proativo. Qual o tipo de legado que vai deixar para o mundo? Como seu personagem se antecipa para resolver conflitos? Como ele age quando ele pensa fora da caixinha?

Parece um monte de lições de auto ajuda. Mas é mesmo! Hahaha!

São dicas como essas que nos tornam quem somos hoje. Por isso, sua importância para se criar um personagem profundo. Claro que ninguém é perfeito, eles também não são.

Todos os personagens devem ter um pouquinho de cada ponto acima. Uns mais que outros, mesclados com a bagagem de vida, crenças e aspectos de personalidade que juntas formam o que são. O mais perto da realidade de um ser humano.

Os 5 Aspectos da Personalidade

Esses aspectos quando combinados formam um dos 16 tipos de personalidade do Myers Brigs. Cada aspecto tem dois lados, dando o total de 10 aspectos diferentes.

Antes de falar sobre o que é a teoria de Myers Brigs e suas personalidades (vou deixar esse tema pra semana que vem pra não ficar muito longo), vamos ver o que são esses aspectos.

Mente

Esse aspecto mostra como você (ou seu personagem) se interage com o mundo ao seu redor.
Introverts (Introvertidos) são indivíduos que preferem atividades solitarias e se cansam fácil com interações socias. Tendem a ser sensíveis a estimulação externa como, audição, visão e olfato.
Extroverts (Extrovertido) são indivíduos que preferem atividades em grupo e se animam com interações socias. São entusiástica e são mais animadas que os introvertidos.

E provável que essa noção introvertido versus extrovertido, seja uma das mais antigas na história da teoria de personalidade.

Natureza

Esse aspecto determina como tomamos decisões e como lidamos com emoções.
Thinking (Pensativo) indivíduos que focam na objetividade e racionalidade, priorizam lógica sob emoções. Tendem a esconder seus sentimentos e vêem eficiência como mais importante do que cooperação.
Feeling (Sensitivo) são indivíduos sensíveis e emocionalmente expressivos. Mais empáticos e menos competitivos do que o tipo Pensativo, e focam-se em harmonia social e cooperação.

Enquanto todos nós temos emoçõcoes, há diferenças significantes de como reagimos a elas e de como essas decisões interagem com nossa vida.

Identidade

Esse aspecto nos diz como nós avaliamos nossa autoconfiança em nossas habilidades e tomadas de decisões.
Assertive (Acertivo) pessoas autoconfiantes, calmas e resistentes ao stress do dia-a-dia. Recusam a se preocupar com as coisas em demasia e não se esforçam ao limite quando o assunto é alcançar metas.
Turbulent (Turbulento) pessoas autoconscientes e sensíveis ao estress. São prováveis de experienciar uma variedade de emoções e de serem guiados pelo sucesso, perfeccionistas e sempre querem melhorar suas habilidades.

Tático

Esse aspecto reflete nossa abordagem com relação ao trabalho, planejamento e a tomada de decisões.
Judging (Julgador) são pessoas decididas, minusiosas e altamente organizadas. Valorizam clareza, previsibilidade e conclusões de casos. Preferem estrutura e planejamento à espontaneidade.
Prospecting (Prospectivo) são ótimos com improviso e encontrar oportunidades onde não há. São mais flexíveis, tranquilos e inconformistas que preferem sempre manter seu leque de opções em aberto.

Energia

Determina como vemos o mundo e processamos sua informação.

Obsetvant (Observador) são indivíduos práticos, pragmáticos e pés-no-chão. Tem hábitos fortes e se focam no que esta acontecendo ou no que já aconteceu.

Intuitive (Intuitivo) são indivíduos que usam muito sua imaginação, são curiosos e mente aberta. Preferem o novo ao estável e se focam em significados ocultos e possibilidades de futuro.

Desenvolver uma personalidade única para cada personagem, é muito trabalhoso. Por isso to tentando deixar tudo mastigadinho pra vcs! 😉

Semana que Vem!

jeshoots-com-462287-unsplash

Vamos terminar falando sobre personagens e os 16 tipos de personalidades, suas qualidades, defeitos, como são na vida amorosa e em um ambiente de trabalho (com exemplos também).

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s