Desafio de leitura 2021

Desafio

Me pediram para escolher uma palavra – qualquer palavra – para descrever meu ano de 2021. E essa foi a minha. Criei uma série de desafios e metas para mim esse ano e esse desafio de leitura é mais um – Apesar de 18 dias atrasada.

Eu sei que é meio clichê, mas como dizemos aqui nos States: what the heck.

Esse ano resolvi me aprofundar nas diferenças entre gêneros e subgêneros. E dito isso, esse ano quero ler 12 livros de gêneros diferentes e ao final de cada livro, contar minha experiência com o gênero e com o livro. Quero descrever qualidades e
características do gênero para, de uma certa forma, construir fronteiras entre
elas e mostrar também como elas se cruzam – muito comum hoje em dia
encontrarmos cada vez mais livros com múltiplos gêneros ou cross-genre
como dizemos em inglês.

Para escrever bem, é preciso saber ler bem melhor. Assinado euzinha.

Entender gêneros diferentes pode ajudar você a escrever melhor – óbvio!

Sabendo as características de cada uma, te dirá o que você gosta mais e onde você se encaixa como escritor.

Não só isso, mas também pode ajudar a abrir o olho para como estão os negócios. Qual gênero vende mais e por quê.

Eu escolhi esses gêneros porque acho que são os mais lidos, mas levei em consideração o que gostaria de ler também. Ninguém merece ler coisa de q não gosta.

Esses são os gêneros/livros que escolhi para esse ano:

Janeiro: Drama

Eu queria ler um drama chinês. Procurei lá e decidi escolher o livro chamado “Paper Wife”, por Laila Ibrahim. A história se passa em 1912 e a protagonista se chama Mei Ling. Escreverei um post a respeito dele num futuro próximo. Já estou na metade.

Fevereiro: Comédia

Escolhi o livro: “It all Comes Back to You”, de Beth Duke. Tem ótimos reviews e parece ser realmente engraçado.

Março: Romance/Hot

Não sou muito fá de romance, mas de uns tempos para cá depois de ter lido alguns, como por exemplo, “O Destino do CEO”, de Carol Moura (quer saber mais do livro acesse aqui) e “Destinos Traçados”, por Daniella Moreno, resolvi continuar investindo nesse gênero tão bem quisto por, digamos, uma grande porcentagem do universo.

Enfim, vou ler de novo Dani Moreno de novo, com seu livro “O Beijo”. Não vejo a hora!

Abril: Comics – HQs (Histórias em Quadrinhos)

Eu tenho um aqui em casa, e nunca li, você acredita!? e acho que está na hora: Wolverine.

Maio: Poesia

Eu tenho em casa uma coletânea de poesias de Vinicius de Morais. Clássico! E eu amo, amo, amo. Eu li este livro a uns 10 anos atras. Acredito que está na hora de dar uma relida!

Junho: Ficção histórica/clássicos

Para esse mês decidi ler algo um pouco mais pesado: “War and Peace”, de Leo Tolstoy. Um clássico sobre a invasão de Napoleão na Rússia. E essa obra não é pequena não! Essa escolha acabou se enquadrando no gênero de clássicos também. Como disse acima, é comum encontrar gêneros mistos.

Julho: Memoir/ biografia

Outro gênero que de verdade nunca encontrei muito interesse, mas esse ano vai ser diferente! Escolhi o livro “In Search of Courage”, por Steve Friedman. Vamos ver como vai ser! Decidi ler um memoir até por pesquisa do gênero, estou estudando um caso em que talvez escreva um.

Agosto: Terror/suspense

Não escolhi nenhum livro para esse mês ainda. O engraçado é que acabei de notar que vou ler terror em agosto e não outubro. Hahaha. acho que vou escolher uma história do Stephen King, como sempre. Mas talvez leia outro escritor, sei lá. Mais detalhes por vir.

Setembro: YA – Young Adult (Jovem adulto)

Esse gênero é está crescendo aqui nos estados unidos principalmente. Uma mistura de jovem com decisões adultas a tomar, geralmente com muita magia ou fantasia. Outro gênero em que vemos o cross-genre.

Decidi no livro chamado “The Dividing”, de Devin Downing. Pela simples razão de que o tema é muito parecido com o do meu livro! Impressionante! Nada se inventa, tudo se reinventa. É uma pena não ter saído a trilogia completa ainda, mas estou animada para ler este.

Outubro: Manga

Eu não sei ainda qual vou ler. De verdade. Se tiver alguma sugestão, põe nos comentários pra nóis. Quando eu decidir, eu aviso, mas acredito que o manga é um gênero interessantíssimo. O que você acha?

Novembro: SciFy – Science Fiction (ficção cientifica)

Quero muito ler um livro sobre aliens. Qual? Não sei. Mais detalhes por vir. Afinal, é só daqui a 11 meses.

Dezembro: Não-ficção – Política

Eu não faço parte de nada e também não opino a nada, em nenhum país, mas se você quer escrever bem, acho que política é importante termos em mente. Como um professor de história um dia me disse: “política está em tudo o que fazemos, seja pequeno – como qual roupa usar para ir naquela festa – ou grande.”

Vou ler uma indicação do meu marido chamado: “A Corrupção da Inteligência”, por Flávio Gordon.

Acabouuu

Para os meses que ainda não tenho um livro definido, se alguém tem algum que gostaria de sugerir, ou se alguém escreve em um desses gêneros e gostaria que eu lesse, entrem em contato comigo!

Sinceramente não olhei se todos eles têm versão em português. Coloquei alguns links da Amazon para os interessados nos livros, mas quando for fazer a resenha de cada um, eu dou mais detalhes.

Até a próxima!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s