Produtividade e Festas!

Durante as festividades ficamos meio a mercê das coisas que precisam ser feitas como, jantar, decoração, família. Sim, essas coisas são maravilhosas e eu acho que nunca deixarei de celebrar essa tradição!

Mas um escritor tem de se adaptar nesses momentos para não perder o foco e estrapolar metas.

Por isso, pensei em juntar aqui alguns pontos de como manter a produtividade e criatividade durante as festas.

Cada experiência de vida que temos é uma oportunidade para melhorarmos nossa escrita, adicionando novos sabores, detalhes aprimorados e conversas e cenários cada vez mais reais.

Se em algum momento na sua história você pretende incluir uma festa natalina ou de Dia de Ação de Graças abaixo estão alguns pontos e exercícios para você ficar ligado e fazer durante sua festa de Natal! Bora la:

  • Quem está na festa?

Anote quem vai na festa. Talves um parente bem distante que você nunca viu ou ouviu falar apareca lá e as vezes lembrar nomes depois fica difícil. Anote também o parentesco de cada um. Quem tem relação com quem. Quem é casado com quem.

  • Trace um perfil de personagem

É isso mesmo. Use sua família para descrever como são o personagens fisicamente, socialmente, trejeitos, gostos, o que gosta de comer, personalidade. É muito mais fácil ficarmos a vontade perto de familiares e acabamos diminuindo o filtro do que falamos e como falamos e é assim que surgem as pérolas. Note o tom de voz de cada um. Há sarcasmo na voz? A risada ou a voz é alta? Ou talvez não fale tanto, será por vergonha?

  • Note o cenário

Você está na casa de quem? Como está a decoração? Escrever sobre onde você está tendo sua festa de Natal é um exercício bacana para manter seus skills em cheque e assim não deixar de escrever um dia. Não deixe de escrever porque é Natal. Não custa nada parar 10 minutos e escrever sobre onde você está.

4. O jantar

Note como o jantar é organizado. O que está sendo servido? Onde está sendo servido? Na mesa, num balcão? Quem está servindo? Quem come rapido ou mais devagar? Note também o tipo de comentários e a resposta para eles. Conhecendo os personagens fica fácil em criar outros tipos de diálogos.

5. Tire alguém da equação

Uma celebração pode ser bem difícil depois da morte de alguém. Mais pra frente tendo já criado algumas histórias com seus novos personagens, tente escrever uma história onde os personagens têm de lidar com essa perda pela primeira vez. Pode ser interessante ver a reação de cada um dentro do texto.

Por hoje é só! Espero que todos nos tenhamos um lindo feriado cheio de paz e alegria!

Até a próxima!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s