Aqui no Texas é muito comum a posse de arma. Existem vários tipos de armas e cada um com a sua característica e alcance. ê
Não conheço muito de arma, mas, exemplo: o Shotgun (o que no Brasil chamamos de Caçadeira ou de Doze), quando disparada, o tiro espalha pequenos fragmentos como um leque, com o intuito de acertar tudo o que tiver ao seu alcance, por isso que é considerada uma arma ótima para caça, se o animal se mover um pouco ele ainda pode ser baleado.
Mas o alcance do tiro depende muito da distância em que se encontra a presa, ou seja, ele somente será efetivo com presas próximas. (Já vou explicar o porque é que estou falando de armas).
Agora, o Rifle é totalmente o oposto do Shotgun. O alcance dela é ótimo para presas que estao longe e quando disparada é para acertar um alvo só e com precisão.
Por que é que estou falando disso? Por que essas duas armas descrevem dois tipos de abordagem que escritores usam para o lançamento de seu livro. (Podem até não ser as únicas formas, mas com certeza são as mais comuns)
A abordagem Shotgun (ou Caçadeira) visa você sozinho, usar todos os tipos de plataformas existentes na web com o intuito de alcançar o máximo de pessoas possível de todas as formas possíveis, sem saber onde está atirando e sem conhecer sua presa. E se seu alvo mover um pouquinho, pelo menos uma boa cicatriz vai deixar, ou melhor dizendo: ele vai saber que seu livro está lá, sabe que é bom, porém não finalizou a compra.
É efetivo? De certa forma até pode ser, mas com certeza é cansativo. Imagina você ter que fazer o mesmo toda vez que for lançar um livro novo? E você tem que ainda manter o mesmo ritmo de “tiros” para manter seus leitores e encontrar novos (eu também não to dizendo pra não fazer, mas… vem comigo, vem comigo).
A abordagem Rifle visa precisão, menos tarefas, porém mais acertividade focado para um determinado público e só. (Preciso dizer mais alguma coisa?) É você pensar lá na frente e utilizar seu tempo e dinheiro da melhor forma possível.
Há a posibilidade de perder leitores no processo? Pode ate parecer que sim, mas não! Por que você está mirando para atingir apenas um público alvo específico para seu tipo de escrita, criando uma relação com seu leitor, você aprende a conhecê-lo, do que ele gosta de ler e fazer e esses leitores vão ser fiéis a você e a sua escrita trazendo vendas constantes durante lançamentos (e até re-lançamentos) e até duplicar, triplicar vendas conforme mais fãs aparecem.
Que tipo de abordagem você usa para os lançamentos do seu livro?
Que tipo de abordagem você pensa em usar para o lançamento do seu próximo livro?
E uma pergunta muito, MUITO importante para o lançamento do seu livro é:
Por que você quer escrever um livro?
Por que você escreve, afinal? É pra ajudar as pessoas a serem melhores com o que comem? É para divertir? Informar? Auxiliar? Pergunto de novo: por que você escreve?
Isso faz toda a diferença na hora do lançamento. É com essa dedicação que você vai em frente para o passo mais importante do seu livro!
Uma vez que você tem essa pergunta respondida, aplique essas três dicas:
- Crie um time para o lançamento. Um grupo de pessoas das quais você confia e que irão te ajudar no processo do lançamento do seu livro. Acho que mais de 50 pessoas fica difícil de gerenciar, mas se você conseguir gerenciar mais, melhor. A quantidade de pessoas vai depender também do tipo de lançamento que você quer ter para o livro. Quanto mais pessoas, mais alcance. Mas o que esse time irá fazer? Eles vão fazer o trabalho da Caçadeira pra você! São responsáveis por ler seu livro antes do lançamento, criar um comentário e no dia do D postá-lo na página da plataforma onde você venderá seu livro. Após isso, publicarão em suas respectivas redes socias o livro que leram, e que o livro é muito bom e que eles conhecem o escritor, que é muito legal e… BUIAA! Lançamento perfeito! Vendas, Vendas, Vendas, com maiúsculo. Mas o que seu time ganha com isso? Simplesmente o prazer de poder fazer parte de algo especial, você também pode criar uma área de agradecimento onde colocará o nome do leitor e ele terá acesso ao seu conteúdo gratuitamente e antes do lançamento, ou acesso a brindes também!
- Consiga o máximo de comentários possíveis. Os comentários a respeito do seu livro é sua vitrine para um comprador em potencial, quanto mais comentários bons na sua página de vendas, mais chances de vender seu livro.
- Alavanque seu livro para o sucesso. Use seu livro como porta para a venda de outros produtos dos quais você possui. Exemplo: se seu livro é a respeito de uma dieta saudável, use a parte introdutória (ou final) do seu livro para apresentar algum tipo de produto que for vender, como por exemplo um plano de nutrição personalizada para seu consumidor ou uma consulta gratuita por telefone para dar dicas de como melhorar sua alimentação e adquirir mais vendas. Consiga o contato dessa pessoa, trate-o de forma pessoal.
Tem uma frase muito bacana que ouvi em uma palestra e ela é assim:
Google é um motor de pesquisas para navegadores; Amazon é um motor de pesquisas para compradores.
Use isso para encontrar seu público (Google) e fazer uma vendas efetivas (Amazon).
Agora, com vocês: as cinco coisas para não fazer no lançamento do seu livro:
- Tentar agradar todo mundo. Isso é impossível de se fazer em qualquer situação em sua vida, benhêêê. Então não ache que vai ser diferente para o lançamento do seu livro.
- Ter uma capa ruim. Sabe quando dizem que o livro não se lê pela capa? Então, talvez não se leia um livro pela capa, mas se vende um livro pela capa. Como é a capa do seu livo? Ele se sobressai aos outros do mesmo gênero e nicho? Qual é a posição do título do livro na capa? Lembre-se de sempre centralizar seu título na parte superior do livro. Lemos de cima para baixo então, você quer que o seu comprador potencial olhe para sua capa e veja o título dele de cara, que me leva para o próximo ponto.
- Um título ruim. Faça seu comprador em potencial entender sobre o que é o seu livro já pelo título. Não tente fazer muita firula, por que pode até soar bonito, mas se não fizer muito sentido e conectar com a história, o leitor não o comprará. Pense em títulos curtos e diretos ao ponto. Um exemplo prático: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Você sabe quem é o protagonista e você sabe sobre o que é o livro e ainda da pra gerar um pouco de curiosidade no leitor.
- Esperar para publicar. Se você está com o seu livro pronto, não espere para publicá-lo. Manda vê! Por que é um fatality deixar de publicar seu livro crendo que não é o momento certo. PUBLIQUE! E por último:
- Tentar fazer tudo sozinho. Procure ajuda. Procure apoio. Principalmente apoio. Primeiro busque apoio de pessoas que te cercam e depois de fãns. Mantenha essas pessoas por perto para te encoragar e te dar suporte!
Espero que essas dicas tenham sido produtivo pra vocês como foram pra mim!
Próximo Post!
Temos resenha vindo aí!!! E será do livro Destinos Traçados, por Dani Moreno, minha amiga, escritora, editora e mãezona! Até lá!
Texto excelente e muito informativo, obrigada! ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que você gostou!!! Vem muito mais por aí!!!
CurtirCurtir