Premio Wise Writer

Olá escritores

Decidi escrever um conto e participar de um concurso aqui nos Estados Unidos chamado de Wise Writer Award (Prêmio Escritor Sábio, sei lá, mais ou menos isso).

O que é esse concurso?

É um concurso com intuito de premiar e incentivar novos escritores de contos. Inclusive foi criado no Brazil ano passado por uma estudante de Letras da Mackenzie para encoragar a literatura no Brazil. A repercussão foi tão grande que esse ano resolveram expandir pro mundo todo com o mesmo propósito: promover novos talentos.

O texto tem que ser em inglês para quem quiser participar, e são $13 dolares para entrar. Pessoas fora do país podem entar também. O período de entrada vai de 5 de Abril até Junho 15.

O que têm pra mim?

Bom vale a experiência de que, primeiro, não escrevo contos. Já tentei várias formas de conto, mas nunca me enquadrei em uma, então pesquisei e juntei tudo o que aprendi até hoje em escrita criativa e me inspirei. Segundo, é uma forma de auto avaliação minha (que redundância), pra saber se eu estou fazendo, ou melhor, escrevendo bem; e terceiro, o prêmio. Para primeiro lugar são $2000 doletas, e o dinheiro será bem vindo para poder investir nos meus projetos. O segundo lugar são $ 500 e o terceiro, $250.

Meu texto: A Jade

Como surgi com a idéia?

Essa idéia surgiu de um sonho muito louco que tive onde minha irmã encontrava uma pedra no meio do mato e que coisas bem ruins aconteciam (não quero spoilar de jeito nenhum).

Qual é o gênero?

Decidi por suspense/terror. É a primeira vez que escrevo em um gênero tão aterrorizante! (aterrorizante por que eu nunca escrevi nada nesse gênero) Mas acredito que vai ser muito legal a experiência.

Qual é o ponto de vista que decidi usar?

Vou criá-lo em terceira pessoa com o tempo no presente, mas a visão é basicamente da Adley e como ela vê o mundo, como se eu estivesse dentro da cabeça dela, so que não. Pensei em fazer em primeira pessoa, mas já na criação da primeira cena, vi que iria ser impossível. E isso vocês vão entender mais pra frente, quando lerem a história.

Qual é o enredo da historia?

A familia Scott decide passar as férias de verão na Guatemala, Antigua, porém depois de uma briga entre irmãs, a mais nova, Kimberly, encontra uma pedra preciosa que custara a vida de toda sua família.

Quem são os personagens?

Basicamente é só a família:

  • Aron Scott: o pai, nunca feliz com nada, e desesperado de uma forma um pouco cômica.
  • Diana Scott: a mãe quase perfeita que nunca é ela mesma.
  • Adley Scott: a irmã mais velha, 18 anos de idade, sonhadora, quer escrever um livro e empurra tudo com a barriga.
  • Kimberly Scott: filha caçula, 13 anos de idade, inocente como toda criança, mas que não para de falar e quando animada, é pior ainda.
  • Personagens secundários: só tem um, que é o policial, bombadão em cima, pernas finas. Mas ele basicamente nao fala.

Como é um conto. A necessidade de elaborar personagens mais profundos é deixada de lado para dar mais foco na ação da historia.

Contos são dirigidos por ações e não personagens que é contrário de uma novela. Lembre-se disso quando for criar um.

Isso não quer dizer que você tem um passe livre pra criar personagens ruins. A forma como esse personagem vai lidar com as ações da história é que dirá para seu leitor quem ele é e dará a sensação de realidade.

Meu esboço

Eu optei pela fórmula de 8 pontos abaixo, por ser um pouco parecida com o que já estou acostumada a usar para minha série. Ela é assim (não vou dar spoiler do meu texto não, então vou usar outros exemplos, ok?):

rascunho a jade
O rascunho do conto: A Jade.
  1. Stasis: E referente ao dia a dia do personagem, por exemplo, Harry potter começa com ele na casa dos tios;
  2. Trigger: uma mudança drástica. Algo acontece na vida do personagem que requer mudança de vida ou atitude;
  3. Quest: o Quest geralmente responde o Trigger. Harry Potter teve que ir pra escola Hawguarts (trigger), por que ele descobriu sobre seu lado bruxo e precisa aprender a usá-la;
  4. Surprise: algo surpreende o personagem e o tira da zona de conforto. Pode ser para o bem ou, normalmente acontece, para o mal.
  5. Critical Choice: É quando o personagem tem que tomar uma decisão crítica para resolver a surpresa do #4. E decisão crítica nem sempre quer dizer que vai ser bom para o personagem.
  6. Climax: a decisão do ponto #5 leva ao climax. É aqui onde você prende o leitor na história que nem dormir ele quer só pra poder terminar de ler.
  7. Reversal: a reversão é o resultado da briga do climax. Eu decidi (#5), aconteceu algo grande (#6) e agora, depois que passou esse momento grande fiquei com isso (#7). Como ficou o personagem no ponto #7?
  8. Resolution: Esse é o final mesmo. tipo, o fim. kkk. Geralmente é o estado oposto ao ponto #1. Algo mudou dentro do personagem. O problema foi resolvido. Como ficou o mundo depois do ponto #7?

Depois que criei esse esboçinho, resolvi jogar no Screvinir para aprofundar a idéia já consolidada.

esboco a jade_sem spoiler

Dividi cada ponto em uma lista de cenas menores e em cada “fixa” (que o programa gera) coloquei uma pequena descrição a respeito da cena, para me servir como guia.

Lembre-se o texto tem que ser em inglês para participar. Para quem quiser participar, porém não sabe como nem com quem traduzir, pense em mim! Eu traduzo! Para mais informações e preços, entre em contato comigo atravez da minha página no blog ou pelo email: readyserbooks.mc@gmail.com

Me desejem sorte!

E escreva feliz!!!!

Segunda!

jeshoots-com-462287-unsplash

Tres meses de blog, não é brincadeira. Então vou fazer um retrospectiva pra vocês contando o que foi que eu aprendi, deixei de aprender, o que mudou na minha rotina e as metas que quero tentar cumprir para os próximos três meses.

Até lá!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Um comentário em “Premio Wise Writer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s