Como esboçar e criar um enredo para o seu livro?(Série Diário do Livro)

É muito fácil dizer: vou escrever um livro. E realmente para uns é só sentar e escrever que o livro sai que é uma maravilha. Mas para outros, como eu, saber por onde começar é algo distante. Por isso, fui ao pai de todas as respostas (Google, para os íntimos), para pesquisar como começar a esboçar meu primeiro livro.

Não tem um método certo, mas esse método que vou mostrar pra vocês é bem sólido e me ajudou bastante.

Estarei dividindo o conteúdo em 2 posts para o texto não ficar tão extenso. Então falaremos de dois estágios agora e os outros dois quarta-feira!

Estágio #1: Brainstroming

Existem dois tipos de brainstorming: passivo e ativo.

O passivo acontece no dia-a-dia, você acorda e pensa em uma idéia, vai escovar os dentes e começa a pensar na sua história, ou você tem um sonho bom (que é geralmente meu caso) que você quer escrever a respeito.

Uma vez que a idéia for escolhida você pode iniciar o processo de brainstoriming ativo, que é quando você senta com papel e caneta e decide com o que vai preencher as lacunas da idéia escolhida.

daria-nepriakhina-474036-unsplashÉ importante fazer perguntas e, claro, respondê-las ao decorrer do estágio. Perguntas como: por que esse personagem não fala? Será que é mudo? Será um trauma? Onde esse personagem nasceu? Com quem conviveu? Onde a história se passa?

É totalmente normal ficar mudando de ativo para passivo e vice versa. Inclusive é importante que você o faça para sempre manter suas idéias frescas. Ficar só fazendo brainstorming ativo (ou passivo), sugará toda sua criatividade em escrever e cansará a sua mente para raciocinar direito.

Toda pessoa tem um certo banco de decisões que pode tomar ao longo do dia, então divida o seu tempo de branstorming ao longo do dia, para você poder fazer escolhas boas para sua obra, sempre.

Não se preocupe se o que você escreveu durante esse processo não for suficiente para escrever um livro, pois você ira voltar a esse processo várias e várias vezes enquanto estiver escrevendo e tambem, nos próximos estágios de hoje. Branistorming é algo constante.

Mantenha suas anotações de fácil acesso. Já disse isso em um post anterior (inclusive se você quiser acesse-o aqui), mas eu nunca poderei dizer o suficiente: se organize! Pois esses papeis e anotações serão fundamentais para seu esboço no futuro. Como referência, né?

Estágio #2: O Fundamento

Comece com o básico, já que agora você tem uma idéia sólida de o que quer escrever.

Se esforce para responder a seguinte pergunta: qual é o resumo da sua história? E limite seu resumo a três frases.

Por que três? Por que se você não por limite você apenas vai escrever e escrever (e aí, já era o objetivo do termo resumo).

Esse resumão ajudará também na hora de montar a sinópse do seu livro.

As próximas perguntas te ajudará a criar esse resumão do esboço:

  1. Qual é seu protagonista? Pode ser mais de um também.
  2. Qual é o problema da história? Qual é o pepino a se resolver?
  3. O que acontecerá se o protagonista falhar? O que pode acontecer se a pergunta 2 não for resolvida?

Aí a fórmula vai parecer com algo assim: Seu protagonista (pergunta 1), deve (pergunta 2) para previnir (pergunta 3).

Exemplo: Os Vingadores (protagonitas) devem proteger as pedras do infinito (pergunta 2) para previnir que Thanos mate metade da vida no universo (pergunta 3).

Mas você não precisa seguir a fórmula exatamente, desde que você consiga sumarizar sua história o mais simples possível.

Exemplo: John Conner é fundamental para o fim da Skynet e o apocalipse cibernético, então enviaram um robo bonzinho do futuro para proteger o John do robo mal. (sei lá mais ou menos isso)

Protagonista? John Conner

Problema? A proteção dele

O que acontece se falharem? A skynet continua com seu plano diabolico do apocalipse cibernético.

Repita essa fórmula para seu vilão e descubra qual é (ou quais são) a meta dele.

Vale resalvar que as metas do seu protagonista e antagonista devem estar numa oposição direta uma da outra, de uma forma que se um alcançar a meta o outro perca.

Exemplo (se você não assistiu os Vingadores Guerra Infinita sugiro que você assista antes de ler o exemplo. Aliás que filmão!): Os vingadores tinham que proteger as pedras do infinito para que Thanos não destruísse metade do universo. Porém, Thanos consegue as pedras e alcança a meta dele. O que quer dizer que os Vingadores perdem.

Nesse momento também é bom para você descrever e organizar seus personagens secundários e construção de mundo e vou dizer mais uma vez: organize-se para que você não se perca mais pra frente (ou perca coisas). Você acha que vai lembrar de tudo, mas a vida acontece e sim, você não vai conseguir lembrar de tudo.

QUARTA-FEIRA!

jeshoots-com-462287-unsplash

Estarei concluindo sobre os estágios de como criar seu esboço: falando dos 8 pontos de esboço e finalmente como esboçar.

Escreva Feliz!!!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s