Me Conta como Mostrar.

william-montout-327164-unsplash

Hoje é o meu aniversário! Parabéns para mim!!!!!

Meu maior presente é poder escrever para vocês! Com isso quero deixar um post extra de presente!

Como contar uma história e prender a atenção do seu leitor de uma forma que ele consiga enxergar como se ele fosse um dos personagens.

Como fazer seu leitor experimentar os cheiros, gostos, ações, pensamentos e sentimentos de uma forma pessoal?

Espero que algum mentor de escrita seu já tenha te falado sobre a técnica de escrita da qual vamos falar: Mostre, não Conte. (Show, don’t Tell)

É uma técnica usada para descrever um personagem ou local, mostrando uma cena (onde o leitor entra e explora) versus contando uma cena (onde o leitor só escuta, ou melhor dizendo lê).

Mas será que isso é realmente importante para seu livro? Pode apostar que sim. Essa técnica não vai somente atrair mais leitores, mas também vai enriquecer sua escrita e atrair os olhares atentos de publicadores e agentes de publicação.

Então quero dar algumas dicas para aprimorar seus conhecimentos de Show, don’t Tell! Com exemplos!

Qual é a diferença entre contar e mostrar?

Mostrar é usar um conjunto de palavras para ajudar o leitor a imaginar a história e seus eventos. Contar, se baseia em expor idéias de forma direta para o leitor.

Dizer que seu personagem é “alto”, esta “cansado”, é “bonito” ou “feio”, esta “concentrado”, é contar ao seu leitor como ele é ou esta.

E para mostrar ao seu leitor, por exemplo, que seu personagem é bonito, ao invés de usar o adjetivo, você pode fazer seu leitor tirar essa conclusão sozinho dizendo:

“Por todo lugar onde passava, pessoas olhavam para ele com a boca semiaberta e salivando”, ou “por onde passava, olhares de curiosos e asuvios eram ouvidos, deixando-o envergonhado”.

Você esta dizendo que ele é um Deus grego, mas sem usar adjetivos para isso.

Ao invés de dizer que seu personagem esta cansado. Tente mostrar aos leitores sua expressão facial e corporal, dizendo: “seus ombros quase encostavam no chão, quando chegou da academia”, “o despertador tocou, mas seu braço dormente o impediu de desligar o alarme, então bosejou e voltou a dormir”.

Ta frio? Não me conta… Me mostra, dizendo que “o vidro da janela estava embaçado, a lareira acesa e estalando, e em minhas mãos um chocolate quente pra espantar os calafrios.”

Vocês já devem ter notado que mostrar algo requer uma contagem de palavras muito maior do que quando se conta algo. O que pode resultar em uma novela muito maior do que estava planejado, então tenham em mente de que os dois são importantes! Tem hora que você precisa contar algo e não mostrar. Um bom exemplo é no primeiro livro do Harry Potter, a autora conta aos estudantes como usar a varinha mágica pela primeira vez, pois ela esta levando em consideração o ambiente de ensino.

Outro porém de mostrar ao invés de contar é que se você for querer mostrar TUDO para seu leitor ele vai é ficar entediado (pelo fato de usar mais palavras e alongar a história).

Qual é o segredo de mostrar sem intediar seu leitor?

É não mostrar tudo! E se focar em mostrar coisas que são pertinentes a sua linha de história.

Descrever como Joãozinho toma café da manhã, em familia é relevante para o seu esboço? Não.

Mas se Joãozinho for o presidente do Brazil e tiver uma reunião importante depois tomar seu café, pode ser interessante descrever como ele prepara seu café. (o que gosta de comer e como)

Criar uma hora de descrição para uma personagem de 10 anos de idade se arrumando no banheiro para ir à escola é interessante? Francamente, não. Todo mundo sabe que criança nessa idade demora pra se arrumar.

Mas uma mulher executiva se preparando para algo importante. Talvez seja mais interessante. Mas não faça disso um hábito e mostrar como ela se arruma todo dia, uma ou duas vezes (no máximo) é suficiente para seu leitor captar a mensagem do personagem.

O ideal é mostrar seus personagens de uma forma que o leitor o conheça e se identifique com ele esquecendo até que tem um escritor por trás desses personagens.

Mas como saber quando contar ou mostrar?

Má notícia: você nunca vai saber quando usar um ou outro. Porém, quando estiver escrevendo, pense nesses três pontos:

  1. Descrições repetidas: se você descreveu a mesma coisa mais de uma (ou no máximo duas) vez(es), mesmo que usando palavras diferentes, deixe apenas a descrição que seja mais pertinente a linha da sua história.
  2. Se pergunte se aquela descrição é relevante naquele momento: É relevante saber como Mariazinha limpa a casa? ou prepara um tipo de comida?
  3. Não se desespere se você não sabe o que fazer: você nunca vai saber se aquele trecho é bom ou não se você não escrevê-lo. Se você esta indeciso em como mostrar ou contar, ou quando usar os dois, deixe a tarefa de escolher para seu revisor, que dirá para você se exagerou em mostrar ou não mostrou o suficiente. Claro que é triste ter que deletar vários trechos, mas a revisão é um processo de aprendizado para seu próximo livro, e você terá muito mais confiança em escrever uma descrição.

Exemplos

Contar: O cachorro fugiu assustado do veterinário.

Mostrar: O pequeno cachorro, com o rabo entre as pernas, correu de dentro da sala do veterinário.

Você não disse que ele estava assustado, mas o fato de o cachorrinho estar com o rabo entre as pernas é uma indicação de que estava com medo.

Contar: O homem baixou com dificuldade para pegar a arma.

Mostrar: Levando a mão ao abdomen ensanguentado, o homem estica a outra na tentativa de pegar a arma.

Ao invés de dizer secamente que algo estava errado para o homem. Pinte a cena levantando a questão do porque estava com dificuldade de se baixar.

Por hoje é só! Muito obrigada por estarem comigo nessa jornada e em mais um ano de vida!!

Escreva feliz! E até semana que vem!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Um comentário em “Me Conta como Mostrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s