Travei!! E aí?

Já aconteceu de você sentar na frente do computador para escrever seu livro, admirou a página branca do Word e… só? NADA! Nem uma palavra. Travou! Não consegue ser produtivo?

Ou talvez, você tenha algo escrito, mas se pergunta o que vem agora? E não consegue escrever mais. Escreveu um capítulo e o achou muito curto pra ser considerado um?

Pois é! Eu também! De fato, é onde eu me encontro nesse exato momento.

Isso se chama bloqueio de escritor (ou Writer’s Block, se você quer ser mais chique). Algo muito comum entre todos nós escritores e infelizmente será presente durante todo o momento de sua carreira.

O que fazer com um Bloqueio de escritor?

Eu cheguei até a perguntar para umas colegas escritoras o que fazer, juntei tudo aqui para vocês poderem escrever FIM e mandarem seu livro pra edição!

Movimente-se

Sai da cadeira e da uma volta no quarteirão. Faz um café, vai conversar com o vizinho, faz um exercício. Destrair sua mente um pouquinho não quer dizer que você esta sendo desleixado, muito pelo contrário, é como você estivesse dando um reboot no seu sistema cerebral pra se focar melhor, quando você mais precisa.

Tá com preguiça de levantar?

Joga Sudoko! Compre um caderno de desenho, e fica desenhando. Não sabe desenhar? Colorir pode ser sua válvula de escape. Tem uns livros de colorir para adultos legais e  muito eficientes.

Mas determine um tempo para esse momento. Não vá começar seu momento anti-criativo e ficar nele o dia todo por que aí seu livro não sai.

Use sistema Pomodoro

A teoria diz que o máximo de tempo que nosso cérebro consegue se focar 100% em uma ação é de vinte-cinco minutos.

Tem aplicativos gratuitos no celular para isso, e são muito efetivos.a-tecnica-pomodoro-um-metodo-gestao-tempo-5b4e0f6051f44

Foque na sua escrita por vinte-cinco minutos. Quando o tempo acabar, você pode setar um tempo para descansar a mente (que pode ser de 5 a 10 minutos). Quando esse tempo acabar você volta a escrever por mais vinte-cinco minutos. Assim você se concentra em uma tarefa de cada vez, sem gerar um bloqueio.

Outra coisa que ajuda também é ter visível o objetivo do seu timer. Pega um post-it ou se você e bem visual uma página inteira, e determine seu objetivo para aquela sessão. Assim você sabe qual é o seu foco. Mesmo que não saia muitas palavras, você dedicou aquele tempo para um objetivo e no fim das contas, conseguiu escrever algumas palavras (melhor que nada).

Depois de um tempo usando essa estratégia, você vai perceber que as palavras fluem mais naturalmente e o bloqueio de antes vai diminuindo.

Volte ao seu diário

Se você é como eu, talvez tenha um caderno de anotações, pesquisas e tudo mais. As vezes, dar uma parada para ler essas anotações, pode fazer fluir alguma inspiração. Talvez (já aconteceu comigo), a inspiração que você encontrou não seja exatamente na parte em que você travou, MAAAS, não deixa de ser parte do livro, não é mesmo?

Escrever algo é melhor do que nada. E não se preoculpe com aquele branco (por que traz mais branco), por que no momento certo ele não vai ser mais branco.

Não tem diário? Comece um!

Categorize seus personagens, separe as cenas do seu livro em blocos menores. Talvez use aquelas fixas para resumir tudo que você quer para aquele capítulo. Compre um quadro e pindure suas fixas na ordem que desejar para ter uma visualização melhor do seu livro. Essa reorganização pode ajuda-lo a quebrar esses bloqueios, não só isso mas como também, a escrever melhor. O fato de ter o esboço do seu livro exposto aos seus lindos olhos o ajuda a ser mais creativo.

Seu livro esta aí! Na sua frente! Basta você fechar os buracos devagar.

Em que horário você esta escrevendo?

Você pode ser o seu próprio bloquiador de idéias se você decidiu escrever com fome, cansado, cabelos bagunçados e crianças gritando no fundo (a não ser que tenha uma força de vontade de um leão).

Tendo um chronograma do seu dia (tô falando de TODO o seu dia desde, tempo para tomar café como para trabalhar) poderá liberar um pouco esses seus bloqueios mentais.

Mas, não venha com a histórinha de que você não consegue, por que você já conseguiu o mais dificil: começar a escrever um livro. Então não seja seu pior inimigo, seu livro precisa de você inteira, tranquila e alimentada.

Talvez combinar um horário para sair de casa só para escrever seja uma boa opção. É o que eu faço hoje. Tenho uma criançinha pequena e então eu largo ela na escolinha, vou para um Starbucks e fico sentada lá com meu laptop até dar a hora de eu entrar no trabalho.

Não me digam: aaahh, mas é muito caro um cafézinho de lá.

Por que, afinal, o que é mais valioso? Seu bolso ou um horário e lugar para escrever seu livro em paz? Pense assim, seu café e o aluguel do seu escritório chique. Hahaha

Estando em um lugar diferente e longe de tudo e todos poderá te ajudar a dissolver seus bloqueios.

Tamanho não é documento

Ninguém estipulou um tamanho exato para um capítulo ser coniderado como um. Então não se preocupe muito com o tamanho dele. O que importa é o tipo de mensagem que você esta buscando passar nele. Qual é o gancho que ele deixa para o próximo capítulo? Qual é o ponto de vista que você utilizou para escrevê-lo?

Se você conseguiu passar a mensagem desejada em um capítulo de duas paginas. Deixe-o assim. Pode ser que mais pra frente você queira adicionar algo aqui ou ali, ou até fazê-lo parte de um outro capítulo.

 

Bom, espero que tenha ajudado alguém! Se vocês tem alguma outra idéia para destravar deixem nos comentarios abaixo 🙂

Semana que Vem!

jeshoots-com-462287-unsplash

Voltaremos com a série Diário do livro falando sobre personagens ainda por que eu não terminei… tem tanta coisa para falar a respeito das pessoas que criamos que não tá nem escrito (tá sim, e só ficar atento nas minhas postagens semanais que tá escrito sim).

Mas o foco será se seu personaguem e real ou não.

 

Escreva feliz e até semana que vem!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s