Validando a Sua Idéia de Livro

jan-kahanek-184675-unsplash.jpg

Olá escritores!

Um dia veio a minha cabeça uma pergunta (uma não, várias): Por que quero escrever minha série? Será que vão ler minha história? Será que essa série vai render algum lucro?

Por que não adianta somente ter vontade de escrever um livro (ou uma série, que é muito mais trabalhoso), eu tinha que ter certeza se essa idéia seria boa o suficiente para se tornar um produto de venda. Se iria valer a pena perder horas a fio em uma obra (ou várias) só por escrever, e não aparecer nem na primeira página de busca do Google quando forem buscar o tema do livro.

Então fui a busca de como validar minhas idéias. E encontrei algumas dicas interessantes que quero dividir com vocês!

O que significa “validar uma idéia” e por que isso é tão importante para mim?

Validar sua idéia, de simples modo, significa ver se há uma demanda para o tipo de gênero em que quer escrever e, se caso sua história tem o diferencial necessário para competir mano-a-mano com os outros livros do mesmo nicho.

Escrever um livro requer intensas horas de trabalho e paixão, não que isso não importe, mas será que queremos desperdiçar todo esse tesão em algo que não é bom?

Mas, como definir exatamente a palavra “bom”?

No contexto de validação da idéia, “bom” quer dizer simplesmente que existem leitores que pagariam para ler a sua história. E estes três ingredientes são essenciais para a validação de sua idéia.

  • Mercado

Vamos supor que você surgiu com um conceito de livro novo, algo que ninguém se quer ouviu falar, ou um gênero (ou até mesmo um estilo de escrita novo), imagina o risco que você corre ao lançar algo que ninguém está familiarizado. É capaz de não gerar renda nenhuma por mais inovador que seja.

Uma boa forma de saber qual é a necessidade do mercado é fazendo uma busca de palavras no Google e na Amazon, para saber o que seu consumidor está procurando.

Digite sua idéia, ou um conjunto de palavras no Google, referentes à sua idéia, para ver quais são os cinco primeiros resultados que aparecem. Se você notar que dentre essas cinco, tem algo similar ao que prentende escrever, isso quer dizer que as pessoas estão buscando por esse tipo de conteúdo.

Uma ótima ferramenta, também, é chamada de kwfinder.com . Você digita sua idéia (ou título, frase, conjunto de palavras) na área de busca e ele mostra quantas pessoas já buscaram no Google (acredito que na Amazon também), por esse determinado conjunto de palavras (com porcentagem e tudo. É bem esclarecedor), entendendo assim, onde a demanda de seu consumidor está em foco. Vale lembrar que tem a forma gratuita e paga do site.

  • Bons pagadores

Não basta só ter demanda, é necessário saber se o consumidor está apto a pagar pelo que escreveu. Com o advento da internet e a facilidade de encontrar informações gratuitas, o consumidor pode querer deixar de comprar algum texto seu por ser muito similar (sem diferencial) e estar disponível por outro autor gratuitamente.

  • Competição

Agora que você formulou uma idéia com mercado e demanda de consumidores pagantes, você tem que pensar nos competidores. Seu trabalho é acessar se, dentre outros tantos, se seu livro vai estar apto a competir ou não. Essa fase de pesquisa é importantíssima para a validação do seu livro, pois é ela quem vai determinar se sua história valera apena ser escrita ou não.

Qual é o diferencial da sua história? E será que esse diferencial sobressai aos outros do mesmo nicho? Qual técnica você pretende usar para ultrapassar seu concorrente?

Então resumindo: 1. Encontre mercado usando pesquisas de palavras; 2. Gente que pagaria pela sua história; e 3. Aprenda quem são seus concorrentes e encontre um diferencial para seu livro.

Fácil! (até parece!)

Semana que Vem!

jeshoots-com-462287-unsplash

Vamos começar uma série chamada: Diário do Livro.

Com detalhes de como organizar tudo o que você já aprendeu a respeito da sua história em setores, facilitando assim, seu processo criativo.

Inscreva-se!

Se você ainda não participa da nossa lista de email, inscreva-se e receba GRÁTIS minha planilha de esboço para te ajudar a escrever seu livro melhor e mais rapido!

Não perca essa oportunidade GRATUITA de fazer melhor com o que te faz feliz!

Escreva feliz!!! E até a próxima!

Autor:

Amo ler, escrever, editar, traduzir, ensinar! Minha paixao e minha familia e sonho um dia em estar entre os 10 livros mais lidos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s